Dicas para uma festa infantil com decoração sustentável

By  |  5 Comments

Texto Sthéfany Alves

Uma festa com decoração sustentável é ideal para mostrar aos pequenos sobre os cuidados que devemos ter com o planeta. Confira!

O conceito de sustentabilidade é cada vez mais presente no nosso dia a dia, já que é a principal maneira que temos de assegurar o planeta para as gerações atuais e futuras. Reciclagem, preservação e coleta seletiva são temas que devem ser trabalhados desde a infância.

Então, que tal preparar o aniversário do seu filho de forma sustentável? Dessa maneira, além de economizar, você ensina às crianças sobre a responsabilidade ambiental e a necessidade de cuidar do planeta. Pensando nisso, preparamos um guia de como fazer uma festa infantil com decoração sustentável, além de dicas de recreação e convites! Vamos lá ?!

1- Utilize pratos, copos e objetos de decoração feitos de papelão ou outro material biodegradável. Nada de plástico ou isopor! Ligue para as lojas e já reserve a quantidade, poupando tempo e combustível.  Outra dica: tintas à base de água e papel crepom dão cor aos materiais. Depois disso, é só decorar à sua maneira!

pratos de papelao decorados

2- Utilize o que você já tem! Garrafas pet, latas de alumínio e de sucata, rede de frutas, papelão… Todos esses elementos podem dar luz e vida à decoração, às embalagens, às lembrancinhas e até a recreação da festa! Um bom exemplo é um jogo de boliche feito com garrafas de refrigerante. Basta usar a criatividade! O que era lixo, pode virar luxo na festa do seu filho!

  recreção e lembrancinhas ecologicas para festa infantil

3- E por falar em lembrancinhas, esse é o item mais importante. Presentear os convidados com sementes para serem plantadas em casa, distribuir ecobags decoradas com o nome do seu filho, ensinar as crianças a montarem as próprias lembrancinhas com materiais recicláveis, como latinhas de sucata, palitos de picolé, tintas biodegradáveis e potes de iogurte usados são boas opções para otimizar a reutilização de materiais.

jujuba no pote de danoninho festa infantillembrancinha ecológica

lembrancinhas feitas de lata

ecobag lembracinha festa infantil

4- Sobre os convites, se possível, faça virtualmente, encaminhando por e-mail e evitando o desperdício de papel. O convite físico também é válido se for de papel reciclável ou feito em papelão. Com isso, você transmite aos convidados a identidade da festa ecológica do seu filho desde o início!

convite festa infantil reciclavel

convite sustentavel festa infantil

5- Mamães, esqueçam os brinquedos eletrônicos, videogames ou camas elásticas enormes! Para construir um planeta melhor, também é preciso resgatar algumas brincadeiras que não eram tão dependentes da tecnologia. Telefone sem fio feito com latinhas de sucata, bonecos de garrafas pet e outras gincanas, além de divertirem as crianças, ajudam a decorar a festa sustentável. É hora de dar asas à imaginação!

brincadeiras com material reciclavel festa infantil

6- Atentar-se para o lixo é primordial. Distribua no espaço da festa algumas cestas de coleta seletiva, que podem ser criadas por você mesma junto dos seus filhos. Pintem caixas de papelão ou utilizem engradados de bebidas com cores diferentes e em cada um especifique o tipo de lixo a ser jogado (orgânico, plástico, papel, etc).

ideia de coleta seletiva para festa infantil

Com todas essas dicas, fica fácil fazer uma festa para o seu filho, economizar e ainda contribuir com o meio ambiente! Unindo criatividade e vontade de fazer a diferença, sua festa com decoração sustentável vai ser um sucesso!

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *