Pratos infantis atrativos e saborosos

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Com o cotidiano cada vez mais veloz e sem tempo para se alimentar direito, os fast foods vêm ganhando espaço na vida adulta até chegarem nas crianças. E então, quando o assunto é alimentação com verduras e legumes, a criança torce o nariz. Mas como combater isso? Convidamos a nutricionista Gabriela Chaves para dar dicas de pratos que sejam atrativos e nutrientes para as crianças.

Muitas crianças tem medo de experimentar novos pratos. Como motivá-las para que elas provem?

A criança é muito Inteligente, pura e sem preconceitos. Dou um aulão antes de começar o projeto de alimentação. Peço para que os pais deixem a criança participar. Explico de igual para igual, falo dos benefícios das frutas, legumes e verduras, germinação de grãos, elaboração de cardápios… Monto um cardápio com a família em cima das explicações e das sugestões que a própria criança me dá. No dia seguinte, quando volto à residência dos pais, peço que a criança me ajude na confecção do prato que ela escolheu. Geralmente dá certo!

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É verdade que pratos coloridos chamam mais atenção das crianças? Qual a dica que você dá para que os pratos fiquem mais atrativos?

Sim, é verdade. Para chamar atenção dos pequenos, sugiro sempre tentar montar um desenho com os ingredientes da  geladeira.

Exemplo disso é quando Gabriela ensina a montar um prato com 1 tomate, 1 cenoura , 1 abobrinha e cravo. Acompanhe:

Faça uma cara de tomate com a parte lisa do mesmo, coloque a cenoura ralada como cabelo, a boca como abobrinha e os olhos com o cravo.

Como lidar com crianças ou adolescentes rebeldes na hora de se alimentar?

Tratei agora uma adolescente radical que nunca havia consumido uma fruta, nem legumes. Esta deu trabalho, mas fui pro lado da beleza. Ensinei a cozinhar cenoura e colocar dentro do shampoo para deixar o cabelo mais bonito. Falei muito da Biotina do ovo que melhora unhas e cabelos. Ela passou no cabelo e ficou lindo, o azeite ela começou a fazer hidratação com ele e aaveia a gente passou a usar para fazer esfoliação da pele. Tem que rebolar, depois que ela viu que tudo funcionava, abriu a cabeça e começou a consumir tudo.

Com a praticidade dos fast food, muitas mães substituem o jantar pelo lanche. O que essa mudança causa na saúde da criança?

OBESIDADE.

Não devemos tirar de nossas crianças os nutrientes, quando oferecemos lanches industrializados. Estamos, na verdade, oferecendo “Produtos Alimentícios”. Estes elementos não podem ser chamados de alimentos. Eles não tem nutrientes, ou seja não nutrem o corpo e nesta fase de crescimento o corpo da criança necessita de vitaminas, minerais que são encontrados em alimentos frescos e vivos. Desta forma os pais contribuem intensamente para o avanço de doenças crônicas degenerativas.

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Muitas lancheiras escolares são recheadas de biscoitos, refrigerantes e bolinhos. Como uma mãe pode montar a lancheira mais saudável?

Até entendo, pois eu como mãe me vejo em muitas situações difíceis. Nem sempre consigo mandar lanches saudáveis para os meus filhos, eles ficam muito tempo no integral e tenho medo do lanche não durar até a hora do recreio. Hoje faço com os meus filhos 3 dias positivos e 2 dias não muito.

• Segunda- 2 bisnagas integrais com manteiga Ghee e 1 banana

• Terça- 5 unidades de biscoito caseiro feito a base de banana amassada, aveia e mel .asso no forno por 15 minutos

• Quarta- 1 porção de fruta e 2 bisnagas normais com mel

• Quinta- pão de queijo caseiro com 1 porção de fruta

• Sexta- fatia de bolo caseiro com biscoito maisena.

Para as mães que querem mandar bebidas, aconselho: Sempre deixar no freezer bem congelado, pois na hora do lanche o suco estará em uma ótima temperatura. Água de coco, nunca em caixinha. Mate, infusão com limão e açúcar orgânico. Suco da polpa, ele perde 40 % das vitaminas no congelamento, mas mantém 60% e não tem conservante.

Depois de todas essas dicas da nutricionista Gabriela Chaves, (21) 975149559, fica fácil perceber o quanto podemos ajudar os pequenos preparando pratos saudáveis e atrativos, não é mesmo? Siga as dicas!

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