Educação financeira para crianças

Por  |  2 Comentários

Educação financeira para crianças é o caminho certo para acabar de vez com situações chatas, como a birra por presentes. Vem ver!

Sabemos que educar os filhos não é uma tarefa nada fácil para os papais, e quando o assunto envolve dinheiro, a situação fica ainda mais complicada.

É preciso que desde cedo as crianças tenham noção das regras e dos limites estabelecidos – evitando aquelas famosas birrinhas nos shoppings –, para que possam entender desde cedo que nem sempre vão ganhar presentes todos os dias, e principalmente para que criem um senso crítico em relação ao dinheiro.

Separamos uma listinha básica para os papais driblarem as dificuldades e começarem a encaminhar o assunto sobre educação financeira para crianças. Não é difícil! De maneira divertida, os pequenos começam a pegar a ideia e ficam muito mais espertos. Vem ver só!

1. QUANTO VALE O DINHEIRO?

Importantíssimo os pais passarem para os filhos quanto vale cada objeto. Aproveite para fazer de forma descontraída através de brincadeiras. Invente uma feirinha com os próprios brinquedos da criança e nela estipule o valor de cada item, distribuindo notinhas de mentira. Será divertido e educativo!

2. SEJA O EXEMPLO

Dê nada adianta ensinar a criançada a poupar se o maior exemplo que elas têm faz completamente o contrário do que ensina. Seja consciente na hora das compras! Será útil tanto para os papais, quanto para os pequenos.

Educação financeira para crianças

3. POUPAR É TUDO

Quando sair com a criança e ela deixar transparecer o desejo por algo, comece dando pequenas quantias e diga que se ela juntar poderá comprar o que deseja. Uma boa tática para os pequenos que recebem mesada é o cofre de porquinho. O item fofo servirá como incentivo, ajudando na economia!

4. PRESENTES? SÓ EM DATAS ESPECIAIS!

Para que o pequeno não fique mal acostumado, o ideal é presenteá-lo apenas nas datas que têm de fato uma relevância no calendário. Dessa maneira, a compreensão será maior e tudo o que você ensinou será posto em prática.

FICA A DICA! Uma boa opção para quem quer introduzir a educação dos pequenos é o evento que ocorre no Shopping Ibirapuera (SP), no famoso Food Park. O objetivo é distribuir moedas de mentira para a criançada comprar deliciosos cupcakes, que se dividem em três maneiras: o mais em conta, trazendo uma simples cobertura para o bolinho; o mediano, com toppings e confeitos; e o mais elaborado, onde é possível adicionar diversas gostosuras por cima. A ideia central do evento é fazer com que os pequenos tenham consciência sobre quanto vão gastar, proporcionando o entendimento e a tomada de decisões. O evento acontece de 13 de agosto a 27 de setembro, de 13h às 19h. Vale a pena conferir!

Aproveitando a onda de educação para os pequenos, não deixe de dar um passadinha em nosso post sobre brinquedos educativos  para crianças.

Conhece o nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Festa Infantil e acerte na escolha!

 

avatar

Jornalista de coração, em busca pela felicidade presente nas pequenas coisas da vida! Escrever sobre esse universo e ver a satisfação estampada em cada olhar é, para ela, reviver a infância e somar tudo isso a sua experiência.

2 Comentários

  1. avatar

    Aline

    7 de agosto de 2015 at 10:59

    Muito interesse essa matérias, precisamos educar nossos filhos desde pequenos!

  2. avatar

    Oni Kaled

    9 de agosto de 2015 at 02:45

    Acho este tema da Izabela Pimenta,de extrema importancia p/formação de nossas crianças(no meu caso,neto),ensinando de forma responsável e mostrando aos pequenos,que precisamos,poupar e/ou juntar,para comprarmos algum brinquedo ou objeto,é necessário,querer e ter foco.muito legal esta matéria!Criei há alguns anos atrás,uma Caixa,chamada de MEU 1º BANCO(fui bancária do BANERJ)rs,ela é dividida em 2 partes – POUPAR e GASTAR,e vem com algumas explicações sobre valor de mesada etc etc.Sempre sugiro,qdo alguem pergunta,qual presente comprar prá uma criança,que tem tudo?É esta a minha sugestão.Gostei muito!Oni Kaled

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *