Dicas de leitura para crianças de todas as idades!

Por  |  1 Comentário

Ler é tudo de bom! Mas, a preocupação quanto a escolha dos primeiros incentivos de leitura para os filhos é algo muito presente nos papais e mamães. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de leituras para diferentes idades. Porque coisa boa a gente estimula desde cedo!

5 – 7 anos

 

O Leão De Tanto Urrar Desanimou

imagem-o-leao-de-tanto-urrar-desanimou-capa-livro-infantil     Idade: À partir de 6 anos
     Editora: Rocco
     Autor: Paulo Valente
     Ilustrador: Rogério Soud
     Páginas: 39
     Data de Edição: 2012
  Resumo: O leão é o rei da selva! E se um dia ele dissesse que está cansado de ser o manda-chuva da floresta? Cansado de ter que tomar todas as decisões e dos famosos puxa-sacos, ele decide: Não serei mais rei!
Primeiro, ele convida o macaco – seu fiel amigo. Muda de ideia e pede ao amigo uma lista de candidatos. O próximo rei terá de ser forte para aguentar o peso da responsabilidade, conclui. Convida o elefante, mas logo descobrem que o grandão não teria a delicadeza necessária para governar. O rato não tem uma boa fama no reino dos homens e além disso, não se dá muito bem com o general rinoceronte. O burro, o cisne, o pássaro e o peixe também não passaram no teste. O leão já estava triste e descrente. Eis que o primeiro ministro macaco surge com uma ideia! Está curioso? Venha descobrir na leitura dessa história deliciosa!

Misturichos

misturichos-capa-livro-infantil     Idade: A partir de 6 anos
     Editora: Martins Fontes
     Autor: Renata Bueno
     Ilustrador: Renata Bueno e Beatriz Carvalho
     Páginas: 32
     Data de Edição: 2012
Resumo: Já imaginou como seria juntar uma abelha com um camelo, um tucano com uma anta ou uma galinha com uma vaca? Essa é a proposta do “Misturichos”. Saiba como fica essa combinação inusitada em meio à ilustrações e poeminhas. A obra reúne muitas uniões malucas: “cachopolvo”, a “cobrormiga”, o “minhocurso” e a “borbolonça”. A “camelha”, por exemplo, é uma mistura de camelo com abelha, mas o mel que ela faz não é lá muito gostoso. Tem também o “tucananta”, que anda rebolando e só sabe dar bicada, ao invés de pedir licença. Já a “vacalinha” dá gemada ao invés de leite! Uma graça.

A Vida Íntima de Laura 

a-vida-intima-de-laura-capa-livro-infantil     Idade: À partir de 6 anos
     Editora: Rocco
     Autor: Clarice Lispector
     Ilustrador: Odilon Moraes
     Páginas: 48
     Data de Edição: 2012
Resumo: Tem Clarice Lispector para criança? Tem sim! A vida íntima são os hábitos e intimidades que não contamos a ninguém. O dia a dia de uma galinha pode ser uma fofura inesquecível!
Ela vive no quintal de dona Luísa. É meio ruiva, pouco inteligente, mas muito simpática. É casada com o galo Luís e, embora eles briguem às vezes, formam um casal muito bonito. Ela é meio invocada, acha que todo mundo que se aproxima quer levá-la para a panela! Mas isso não vai acontecer, Laura além de ser mestre em pôr ovos, recebeu uma visita de um morador do planeta Júpiter chamado Xextz. Ele contou que ela jamais viraria refeição. Sabe por quê? Porque ele não deixaria, ora! Muito legal né? Vale a pena conhecer mais sobre a vida de Laura.

7 – 9 anos

 

Jack – O Desenhista Solidário

capa-livro-jack-o-desenhista-solidario-capa-livro-infantil     Idade: À partir de 7 anos
     Editora: Planeta Infantil
     Autor: Jack Henderson
     Ilustrador: Odilon Moraes
     Páginas: 128
     Data de Edição: 2012
Resumo: Tudo começa quando Jack vai à uma feira de artesanato, e para passar o tempo, resolve desenhar. Ao ver que as pessoas estavam vendendo de tudo no local, tenta fazer o mesmo com sua “obra de arte”. Jack vira desenhista e amplia a ideia em prol das crianças de um hospital onde seu irmão já havia sido internado por diversas vezes: o feito rendeu um site onde o menino recebe pedidos de desenhos do mundo inteiro! A obra reúne 290 dos seus esboços e ainda conta uma história linda sobre boas ações!

capa-cabelo-doido-capa-livro-infantil     Idade: À partir de 7 anos
     Editora: Rocco
     Autor: Neil Gaiman
     Ilustrador: Dave McKean
     Páginas: 140
     Data de Edição: 2010
Resumo: Por meio de rimas e ilustrações muito legais, o livro conta a história de um cabelo muito diferente! Não só por sua coloração verde ou roxa, mas a cabeleira não tinha outra igual porque era mágica! No interior dos fios, vivem tigres, leões, gorilas, cacatuas, borboletas coloridas e até uma menina! Os pássaros fazem ninho, caçadores e exporadores desaparecem, tem música e dançarinos e pessoas passeiam de balão por ele. Tem até navio pirata nesse doido cabelão! Não acredita? Ora, confira você mesmo!

Até Os Monstros Arrumam Cabelo

capa-livro-infantil     Idade: À partir de 7 anos
     Editora: Rocco
     Autor: Neil Gaiman
     Ilustrador: Dave McKean
     Páginas: 140
     Data de Edição: 2010
Resumo: E por falar em cabeleira, você sabia que até os monstros arrumam o cabelinho? As crianças costumam detestar chegar perto das tesouras mágicas e os encontros com o cabeleireiro. Mas não o protagonista dessa história, um menino que de tanto curtir o ofício do pai, recebe aulas e já decidiu: quer ser barbeiro! E ele já atende até clientes especiais: monstros. Isso mesmo! A Medusa e até o Frankstein também adoram inovar!

9 – 12 anos

 

Os Lusíadas 

capa-livro-infantil-lusiadas     Idade: A partir de 12 anos
     Editora: Peirópolis
     Autor: Luís Vaz de Camões
     Ilustrador: Fido Nesti
     Páginas: 48
     Data de Edição: 2006
Resumo: Um dos maiores clássicos da Língua Portuguesa virou história em quadrinhos para o público infantil! A obra de Lusíadas reúne poemas épicos que contam histórias de ações gloriosas e aventuras. Fido Nesti não mexeu em nada na escrita de Camões, mesmo sendo um português antigo, não é difícil entender se você ler em voz alta. A obra dispõe das histórias mais legais de seu original ilustradas em HQ. O resultado é muito legal!

As invenções de Hugo Cabret 

capa-livro-infantil-a-invenção-de-hugo-cabret     Idade: À partir de 9 anos
     Editora: SM
     Autor: Brian Selznick
     Ilustrador: Brian Selznick
     Páginas: 534
     Data de Edição: 2012
Resumo: Cada página dessa obra dá a impressão de estarmos diante de um filme! As ilustrações são do próprio autor. Não tem como não entrar na história! A vida difícil de um garotinho que perdeu o pai e desde então, vive numa estação de trem em Paris. Ele está concertando um robô e acredita que se conseguir arrumar a máquina, receberá uma mensagem de seu pai, visto que ele estava trabalhando na peça antes de morrer. Hugo conhece Isabelle, uma menina que trabalha com o tio na loja de brinquedos da estação. Juntos, descobrem a história do cinema e um montão de segredos que eles nem imaginavam existir!

Apolinário – O Homem Dicionário

capa-apolinario-capa-livro-infantil     Idade: À partir de 10 anos
     Editora: Panda Books
     Autor: Fábio Yabu
     Ilustrador: Daniel Bueno
     Páginas: 48
     Data de Edição: 20111
Resumo: Apolinário é um homem muito inteligente e apaixonado pelo nosso idioma. Ele só não tolera deslizes no português de algumas pessoas. Nas rimas desse livro, você encontra um personagem mal humorado – confesso – porém, revela-se doce ao seguir, com determinação, rumo ao desconhecido. Apolinário sente que lhe falta algo e descobre em Minas, dialetos que ele não sabe de cór. “Uai”? “Tutu”? “Doidim”? Que língua era aquela? Através dessa viagem, conhece uma moça chamada Conceição que, sem saber, lhe ensina muito sobre a vida e o significado da palavra que o homem dicionário tanto desejou aprender!

1 Comentário

  1. avatar

    Ricky

    18 de abril de 2015 at 13:37

    Adorei as dicas de livros infantis, tem para todas as idades!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *