Experiências brincantes: uma novidade entre pais e filhos

Por  |  0 Comentários

Uma novidade surgiu para abrilhantar ainda mais a responsabilidade das mães para com os pequenos: coletivizar a educação, com olhares direcionados para às primeiras interações sociais das crianças e estimular o desenvolvimento psicomotor com projetos lúdicos e manuais.

A riqueza dos encontros que estão sendo organizados em diversas regiões da cidade não pode ser resumida em distração para pais e filhos, apenas. É algo que certamente contribuirá para a educação, o futuro das relações interpessoais da criança. Famílias têm disponibilizado suas casas para reuniões que, geralmente, ocorrem uma vez durante a semana com o comprometimento em oferecer uma série de atividades educativas, promovendo o contato de diversas fases do desenvolvimento infantil.

Convidamos a Tatiana Silva, coordenadora do projeto Oficinas Brincantes da cidade do Rio de Janeiro pra poder explicar um pouquinho dessa iniciativa.

A ideia surgiu a partir das creches parentais e do movimento de desescolarização, impulsionando um emponderamento familiar para uma educação mais ativa, não só dos pequenos, mas principalmente entre as famílias, conta uma das fundadoras.

oficinas-atividades-criancas

Os criadores do projeto, mães também, organizam-se por meio da rede social Facebook, em eventos que deixam claro a proposta. Para participar, é pedido um formulário por e-mail com os dados do pequeno e do acompanhante que irá conduzir a criança, e o local de preferência para a oficina brincante. Um lanchinho para a partilha de alimentação saudável também é pedido para os pais que manifestarem interesse. Semanalmente, são distribuídos os temas dos encontros seguintes: Experiências sensoriais, construção de instrumentos musicais e brinquedos, pintura, muita arte e cultura! Um sistema colaborativo em prol dos nossos filhotes! “Realmente dá mais trabalho do que ter algo já enquadrado previamente, além do mais, como geralmente as atividades envolvem diferentes faixas de idades, buscamos diversificar para atender a todos. Os educadores que acompanham nosso projeto são pais, mães e avós que colaboram com ideias e sugestões de atividades que podem ser feitas em casa, sendo que alguns deles são professores, pedagogos e psicomotricistas”, explica.

Desenvolvendo a capacidade cognitiva 

Quando a criança está sendo cuidada não só por sua família biológica, mas por uma comunidade, de forma não competitiva, num ambiente saudável construindo projetos lúdicos, ela interage continuamente com o seu meio, sofrendo o impacto deste e, ao mesmo tempo, provocando reações que vão contribuir ativamente para as funções desse indivíduo futuramente. É uma experiência inovadora para adultos e crianças essa interação é para além da idade pois contraria o que temos formatado dentro do senso comum, rompendo com a idade, construindo culturas nos grupos infantis, evidenciando a não idade da infância, ou mesmo, infâncias de muitas idades onde não existe prioridade de uma determinada idade em função de outras e que permita composições múltiplas, não apenas na divisão dos espaços e das atividades educativas, mas efetivamente compartilhando-as entre si – espaços e tempos.

oficinas-atividades-ludicas-criancas-bebes-comunidade

Acreditamos que a socialização não acontece somente dentro da escola, assim como o aprendizado pode ser mais orgânico do que induzido. Portanto, nossas Oficinas são um convite aos adultos a repensarem nas relações muito mais do que os conteúdos, mais na vivência e experiência do que resultados rápidos e absolutos. Com isso, promovemos coletivamente uma infância com mais liberdade, fator tão essencial.

atividades-mamaes-criancas-oficina-teatro

Muita empolgação pra tocar esse projeto incrível! Mamãe, procure por oficinas em sua cidade. Fazer parte dessa iniciativa é uma experiência única de interação com a comunidade ao qual você e seu pequeno fazem parte. Para pais e filhos, um elo de amor e carinho compartilhado!

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto do coletivo Oficinas Brincantes do Rio de Janeiro, entre em contato:
21-979344858 ou 21-3256-9369 / brincanterj@gmail.com

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *