Atenção mamães: campanha de vacinação contra a gripe!

Por  |  0 Comentários

A campanha de vacinação contra a gripe começou nessa última segunda feira, dia 04 de Maio de 2015, e todas as pessoas acima dos seis meses de idade podem se proteger contra o vírus e suas complicações.  As doses serão oferecidas gratuitamente, através do SUS, para crianças até os cinco anos de idade, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A proteção é para todos os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

Indicações

É importante que as mamães se vacinem durante a gravidez, pois além de fazerem parte do grupo e risco, fornecem os anticorpos para o bebê por meio da placenta. As lactantes também oferecem através do leite materno.

Mas, atenção, se a mãe ou a criança apresentarem quadro de gripe aguda, tosse forte, febre e secreção nasal intensa, é indicado esperar até que os sintomas cessem para receberem  a imunização.

Cuidado redobrado para: crianças com asma, enfisema, bronquites crônicas, tuberculose e hipertensão. As portadoras de diabetes e anemia, e as que recebem tratamento com quimoterápicos. As pessoas com essas características também fazem parte do grupo de risco.

Criança recebendo vacina para gripe

Fique atento (a)!

Mesmo que pouco frequentes, há a possibilidade de eventos advindos da manifestação: vermelhidão e inchaço no local da aplicação. E em raras exceções: mal estar, febre, mialgias e erupções cutâneas. Mas não se preocupe, reações mais graves ocorrem em 1% dos casos e as leves, em apenas 5%.

Os indivíduos alérgicos à proteína do ovo não devem tomá-la, pois tal componente está presente nas doses ministradas. Mas, a vacina por si só, não oferece risco algum à saúde.

Dia D

No próximo sábado, dia 9, é realizado o Dia D para a mobilização nacional. Os postos ficarão abertos para aqueles que não podem se dirigir à uma unidade durante a semana. A campanha permanece até o dia 22 de maio.

Para outras informações, acesse  o site do Ministério da Saúde específico para a Influenza.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *