A importância da rotina na vida das crianças

Por  |  0 Comentários

A gente sabe que na volta às aulas é normal que haja dificuldade de adaptação das crianças. Elas não estão mais acostumadas a ter horários tão regrados, e por isso, não conseguem acordar cedo com facilidade ou comer no momento necessário. Com o fim das férias, é preciso que as crianças se adaptem a nova fase que se inicia. Afinal, a rotina significa organização, e isso todos nós devemos ter.

Para explicar a importância da rotina na vida das crianças, convidamos a pedagoga Lorena do Amaral para um bate-papo.

“Desde bebê é necessário estabelecer-se uma rotina para que a criança sinta-se segura e confiante. Na primeira infância usa-se os rituais, que são as atitudes feitas sempre da mesma maneira, numa sequência que a criança pode identificar através de gestos, sons, frases, canções… Sendo assim, a criança sabe, por exemplo, que depois do almoço irá dormir e identificará este momento pela repetição ou por determinada música que a mãe está acostumada a cantar.” Comenta a pedagoga, que trabalha com crianças desde a sua adolescência.

Principais horários que a criança deve ter

• Refeições
• Deitar
• Estudar
• Brincar
• Tempos em família

Para Lorena, uma rotina bem estruturada desde bem cedo facilitará a formação de cidadãos responsáveis e confiantes, enquanto a falta da mesma gerará medos e ansiedades.

O principal para que se obtenha êxito na estruturação de uma rotina é o equilíbrio. Para que a criança se adapte ao retorno às aulas é necessário que ela entenda através da organização em sua casa que o período de férias terminou e um outro período está a iniciar-se, mas ambos com suas características próprias. Não é porque uma criança está em férias que ela não precisa comer ou dormir bem e não é porque as aulas voltaram que ela não pode ter lazer ou tempo com sua família. Isso nos leva a entender que um lar organizado não deixará de ter hábitos importantes em época alguma. Uma outra dica é que a família vá reorganizando esses hábitos à medida que a volta às aulas vão se aproximando, não deixando para fazê-lo em cima da hora.

rotina-das-criancas

Como uma rotina pode ajudar no desempenho escolar?

A criança que não tem uma rotina terá dificuldades na escola. Como pode uma criança que estuda, por exemplo, no horário da manhã fazer suas atividades de casa à noite, depois de brincarem ou ficarem no computador grande parte do dia? questiona a pedagoga. Daí torna-se fundamental a rotina que nesta hora do dia já a prepara para o descanso e a exigência de que suas lições sejam feitas, por exemplo, no final da tarde.

Benefícios de uma rotina

• Autonomia
• Segurança
• Aprendizado para dividir melhor o seu tempo
• Desenvolvimento do seu senso de organização
• Fortalecimento de seus vínculos afetivos
• Melhora sua saúde e na educação.

Criança é criança! Então como fazer com que a rotina delas não fique tão puxada?

Inúmeras atividades são oferecidas mas há de se ter o cuidado de verificar o que realmente é necessário e traz prazer e alegria. Uma agenda cheia não é sinal de produtividade! Afinal de contas, ela terá todo o tempo do mundo para mergulhar nas responsabilidades e cobranças da vida adulta.

Então, a dica para as mamães é ter sempre uma vida organizada. Isso trará apenas benefícios para os pequenos, e consequentemente, para todos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *