6 oficinas pedagógicas para festa infantil

Por  |  0 Comentários

As crianças precisam brincar sim, mas e se a educação estivesse relacionada ao momento de diversão?

O Espaço Pitanga Pitangueira inaugurou em Botafogo recentemente e vem chamando a atenção por priorizar as oficinas pedagógicas. A Inesquecível Festa Infantil & Teen conversou com a proprietária da casa de festas, a pedagoga e psicoterapeuta Paula Pitangueira, que explicou o que os pequenos aprendem com as brincadeiras proporcionadas por sua equipe de recreação.

Além da casa idealizada pela Paula, outras também realizam oficinas pedagógicas, como a Folia Kids, em Niterói, e o Lajedo, no Rio de Janeiro. Desde a culinária até a arte, passando por dança, horta e muito mais, as atividades prendem a atenção das crianças e exploraram as capacidades de cada uma. Elas podem ser agrupadas de 10 a 50 jogadores, dependendo da dimensão da brincadeira e da quantidade de recreadores. Em relação à idade, nunca são muito novos ou velhos demais, só é preciso que o profissional adapte o jogo à faixa etária. Ao todo são 6 oficinas pedagógicas para você implantar na sua festa infantil. Conheça!

OFICINA DE CULINÁRIA

“A experiência com alimentos possibilita o interesse em comer melhor, além do contato e manuseio de materiais de cozinha. Estimulamos que as crianças provem os ingredientes, percebam as diferenças de paladar, textura e utilização, aguçando o desejo de experimentar algo que produziu”, conta Paula.

oficinas-pedagogicas-silvia-Merhy oficinas-pedagogicas-silvia-Merhy-culinaria oficinas-pedagogicas-clean-studio

OFICINA DE JARDINAGEM

Essa lembra nossos tempos de infância, no qual um jardim tinha infinitas possibilidades, inclusive quando colocávamos a imaginação em jogo. Aprender com os pés na terra é deixar as crianças se desenvolverem naturalmente.

“O objetivo e programação dessa oficina contempla o contato direto com a natureza e a possibilidade de acompanhar ciclos de desenvolvimento da semente, pois cada criança leva o que plantou para casa para dar continuidade ao processo de aprendizado e experiência. Brincamos explorando cheiro, manuseio e cuidados. É um excelente apelo ecológico”, explica.

Dica: Essa atividade combina perfeitamente com a festa Índio, que já pede um clima mais verde.

oficinas-pedagogicas-stefano-aguiar

OFICINA CIRCENSE

“Visa o trabalho com a consciência corporal, explorando limites, a diminuição da ansiedade e a melhor motricidade ampla, além do equilíbrio e relações humanas. O trabalho com o corpo é um excelente veículo para estreitar vínculos e conseguir avanços em muitas áreas do desenvolvimento”, relata.

oficinas-pedagogicas-studio-era-uma-vez

OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO

As crianças ligadas em moda vão amar essa brincadeira. Incentivando o lado criativo, essa recreação aflora o talento dos pequenos.

“O maior objetivo é aguçar a capacidade de invenção e a exploração de materiais diferentes como cola, máquina de costura, tecidos e papéis. Valorizando assim a produção de cada um como única”, reflete.

OFICINA DE PINTURA

Muita estripulia e chuveirão para refrescar! Durante essa atividade as crianças exploram novas possibilidades para depois poderem brincar com água. Quem resiste?

“Essa oficina pedagógica oferece a percepção de cores e o manuseio de materiais como: trincha, esponja, pincel, mãos e pés para pintar, os quais contribuem demais para o desenvolvimento infantil (coordenação motora ampla e fina)”, exemplifica.

oficinas-pedagogicas-silvia-Merhy-pintura oficinas-pedagogicas-clean-studio-pintura-azulejo

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

“Ouvindo histórias, nossos pequenos podem refletir mesclando imaginação com realidade. Dessa forma a criança vai desenvolvendo  a capacidade de raciocínio, pensamento criativo, amplia o leque, o repertório para sua comunicação oral e corporal”, conclui.

oficinas-pedagogicas-studio-era-uma-vez-brincadeiras

Qual oficina você já fez no aniversário do seu filho? Tem ideias inovadoras? Conte para a gente nos comentários!

______________________________________________________________

CRÉDITOS

1 e 2. Silvia Merhy | 3. Clean Studio | 4. Stefano Aguiar | 5. Studio Era Uma Vez | 6. Silvia Merhy | 7. Clean Studio | 8. Studio Era Uma Vez

Conhece o nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Festa Infantil e acerte na escolha!

avatar

Apaixonada por crianças e por jornalismo, segue se inspirando no universo lúdico infantil e fazendo de tudo pelos sobrinhos enquanto os seus 30 e poucos não chegam com a vinda da cegonha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *